Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2017

Defesa Civil SC vistoria radar móvel na fábrica nos EUA

Uma comitiva da secretaria de Estado da Defesa Civil irá aos EUA verificar o radar móvel na fábrica. O grupo ficará do dia 27 de março até 6 de abril realizando testes e treinamentos no equipamento meteorológico. Depois de pronto, o aparelho vai cobrir o Sul de Santa Catarina e poderá se deslocar para qualquer região do Estado se necessário.

O grupo é formado pelo secretário de Estado, Rodrigo Moratelli; diretora Administrativa e Finanças Adriana Dorfey Vieira; gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica Rafael Damiani; gerente de Monitoramento e Alerta Frederico Rudorff. Assim como foi feito no radar meteorológico que ficará no Oeste, fabricado na Alemanha, também será inspecionado o equipamento móvel nos EUA. "Faremos o treinamento e a certificação do aparelho de acordo com as características contratuais", explica o secretário Moratelli.

O gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica, Rafael Damiani, vai aprender a instalar e operar o radar. O gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, aprenderá a operar o aparelho e Software que gera as imagens para fazer a leitura. A diretora Administrativa e Finanças, Adriana Dorfey Vieira, é responsável pelos ajustes contratuais, encaminhamento do produto ao Brasil e desembaraço aduaneiro.

Radar

A empresa que está fabricando o radar é a norte-americana Enterprise Electronics Corporation (EEC). O radar móvel é do modelo Banda X e vai cobrir 52 municípios. Ele também poderá se deslocar para qualquer região de SC quando necessário, por exemplo, no desastre no Morro do Baú, no Vale do Itajaí, em 2008. "Num evento como esse, o aparelho vai para a região a fim de monitorar o local com mais precisão. Isso permite posicionar o equipamento numa área para gerenciar a crise", explica Moratelli.
O investimento do radar móvel é de R$ 3.401.222 com recursos do Pacto por SC financiados pelo Banco do Brasil.

Com o radar móvel, atuando junto com os radares em Lontras e Chapecó, Santa Catarina terá todo o território coberto por radares meteorológicos em 2017.
"Seremos o único Estado do país com cobertura plena de radares meteorológicos. Isso é um marco para nós da secretaria porque possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre. Também melhora a preparação da equipe; auxilia na operação das barragens no Vale do Itajaí e auxilia outros setores que atuam no eventos também", comenta Moratelli.

Nenhum comentário: