Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aliança política entre PSD e PT?



A julgar pelas fotos, a possibilidade de uma aliança entre o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus (DEM/PSD) e o deputado Jailson Lima da Silva (PT) não está descartada nas próximas eleições. Os dois participaram de uma feijoada na Associação dos Funcionários Públicos do município, no bairro Progresso, sábado. Inclusive participaram da “jogada” de uma partida de bocha, inaugurando a nova cancha da Associação. Não ouve disputa, só o lance inicial de cada político. Quem viu os dois garante que não passou de uma atitude política para agradar correligionários e os convidados da festa.

Os dois foram adversários pela primeira vez nas eleições de 2004, quando Milton Hobus venceu Jailson por míseros 139 votos. Foram 17.327 votos recebidos por Milton contra 17.188 do candidato petista. Foi uma vitória histórica e muito difícil, já que Jailson disputava a reeleição e tinha excelentes índices de popularidade. Milton na época representava a classe empresarial da cidade, ainda arredia com o PT no poder. Outro fator decisivo para Hobus (então no PP) vencer aquela eleição foi a grande aliança de partidos, eram nove: PDT , PFL, PL, PP, PPS, PSC, PSDB, PTB e PTN. O PMDB não disputou as eleições de 2004.

Nas eleições de 2008, foi a vez de Milton disputar a reeleição com a popularidade em alta, cogitado, o deputado não quis enfrentar nova eleição municipal. Com 29.439 votos, que correspondeu a 80% dos votos válidos Milton Hobus liquidou as chances de Jorge Goetten de Lima (PR), então aliado do PT. Cercada de polêmicas, foi o pleito mais conturbado da história recente da região e terminou decidido pela justiça eleitoral. Em 27 de março de 2009, o Tribunal Eleitoral de SC, confirmou que indeferiu a candidatura oposicionista e só reconheceu a chapa de Milton Hobus.

Se julgarmos pela grande disputa nos bastidores, entre o PT e o prefeito Milton, uma aliança está longe se concretizar. A oposição ferrenha na Câmara e a denuncias articuladas pelo PT contra a administração, os distanciam ainda mais. Outro fator é no âmbito estadual. O PT faz uma oposição sistemática ao governo de Raimundo Colombo, líder do partido do prefeito em Santa Catarina.

Por outro lado, o futuro Partido Social Democrata (PSD), de Milton, Colombo, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não descartam a possibilidade de apoiar o governo Dilma. Como a reforma política não deslancha no Congresso, as eleições do próximo ano fica cada vez mais indefinida. Por enquanto nenhuma coligação poderá ser descartada, nem mesmo uma entre o PT e o PSD.

Nenhum comentário: