![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsmGaisbdfroUDe_mBuFxM4hb5GTHpdvpkQCZmIb0YOwowJVXteVxr_pm9CAxn4nMyH77n072mBNnc1sXex09vgJNj5DUCOZ0YwQVAazHK4NUxHb5wZ5Lc7pf8fL9roeN-oNx-8y59AqA/s320/DSC00148.jpg)
Mal terminou uma eleição, os paridos políticos já se preparam para outra. As eleições de 2012 já estão na cabeça dos dirigentes partidários. Durante a semana passada o ex-governador Leonel Pavan anunciava o crescimento do PSDB e convocava os correligionários para as convenções que na maioria dos municípios acontece no domingo, 20.
As convenções também vão definir o rumo dos tucanos, que ficaram divididos em 2010. Enquanto que uma ala apoiou oficialmente Raimundo Colombo (DEM), outro apoiou discretamente Angela Amim (PP), para o governo do estado. Essa divisão também dificultou e ainda dificulta a escolha de cargos políticos do Governo.
O PSDB de SC tem hoje, seis deputados estaduais, dois federais e um senador. São ao todo 34 prefeitos e 36 vice-prefeitos, além de 361 vereadores. Foi um dos partidos que mais cresceu em proporcionalidade política no estado. São nas convenções que se definem os nomes para a executiva municipal, que na pratica escolhe os candidatos a prefeito e vereadores. Também se escolhe os delegados, que representam o partido na convenção estadual que vai acontecer no dia 17 de abril.
No Alto Vale, o partido tem pouca representatividade política, e espera reverter esse quadro, se estruturando nos municípios. 4285 pessoas são filadas ao PSDB nos 28 municípios da região.
A cidade com maior número de filiados é Ituporanga, com 555. É na terra da cebola que a disputa vai ser acirrada, com quatro candidatos a presidência municipal. O partido governa o município e o prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho não pode concorrer a reeleição. “Por isso o partido já tem três candidatos a prefeito, por enquanto”, diz o coordenador regional do PSDB, Gervásio Maciel. Maciel explica que o interesse de assumir a presidência do partido no município é importante para se manter em evidência.
Já em Taió, onde o partido lançou candidato a prefeito há consenso. O suplente de vereador, Josimar Simonete é consenso vai ocupar o lugar do vereador Aristides Valentini. A executiva estadual tem se reunido semanalmente para acompanhar a preparação para as convenções municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário