Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Nova adutora minimiza falta de água



Desde domingo, moradores da cidade de Rio do Sul, Aurora, Agronômica, Laurentino e Lontras não reclamaram mais da falta de água. A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) finalizou na sexta-feira o projeto de melhoria no sistema de abastecimento de água. A Casan implantou uma nova unidade adutora no local de captação no rio Itajaí Açu. São mais 50 litros por segundo, o que pode anteder perfeitamente uma população de 20 mil habitantes. O Superintendente Regional da Casan, Cesar Luiz Cunha, explicou que a empresa instalou dois sistemas de captação para aumenta a capacidade de distribuição. A nova adutora pretende estabilizar e normalizar o atendimento em todas as cidades atendidas.

“Essa nova captação pode ficar um bom tempo suprindo a demanda. Claro que precisamos melhorar a distribuição dessa água em alguns pontos e fazer algumas ligações, além de aumentar a capacidade de distribuição em lugares mais altos.” Relatou Cunha. Cesar explicou que a próxima meta da Casan será implantar mais reservatórios e aumentar a capacidade dos existentes, para estocar e distribuir a água. O primeiro Bairro que receberá essas melhorias será o Budag. “Na região mais alta do Bairro Canta Galo, além do Taboão também terão mais opções de armazenagem de água”.Cunha explicou que como a cidade possui muitos lugares altos, e só os lugares mais distantes ficam sem água. Mais isso, segundo ele é devido ao aumento do consumo nessa época do ano e porque a captação antiga não dava conta da demanda. 

“Só tivemos alguns percalços na época do natal, por que o consumo aumentou muito e tivemos alguns vazamentos. Mas para o sistema ser normalizado demorava muito. Agora a população já está percebendo a melhoria”.A situação é mais tranquila no Bairro Boa Vista, por que a água que abastece o Bairro possui um sistema de bombeamento direto do ponto de captação. O superintende disse que a empresa continua os trabalhos de substituição de encanamento na Ponde dos Arcos, onde os operários estão colocando a tubulação por baixo da ponte. A troca levará mais 60 dias para ficar pronta, porque requer cautela e muita segurança. “Essa obra é complexa porque exigiu a construção de uma ponte provisória por baixo, para que os técnicos pudessem trabalhar. Não tem como fazer rápido esse serviço, é uma obra demorada mais necessária.”



Nenhum comentário: