Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PMDB se distancia do PSD

A menos de um mês para os partidos decidirem os candidatos as eleições municipais de outubro, o mapa das coligações começa a se desenhar. O resultado da eleição municipal refletira no pleito de 2014, por isso, os partidos que compõe o governo estadual, devem estar em lados opostos já no ano que vem. Isso porque o PMDB deverá lançar candidato do partido para disputar contra Raimundo Colombo, do PSD.

 Apesar de não confirmar publicamente, Colombo não deve estar gostando do que herdou do Governo de Luiz Henrique da Silveira. Em um ano e meio de governo, enfrentou a maior greve de professores da história e crise na segurança pública e na secretaria de saúde. Encontrou o plano de saúde dos servidores estaduais vencidos e por força de lei, precisa criar uma estrutura estadual para Defensoria Pública. “Foi um começo bastante difícil e duro, passei um momento de angústia, mas hoje estamos mais seguro, começando a lançar obras e melhorar o serviço público”.

Nesse período, o governador também articulou a criação de um novo partido político, com representantes do DEM. O PSD agregou dissidentes de vários partidos políticos e recebeu o apoio do PP, que ampliou a base do governo na assembleia legislativa. Adversário histórico do PP, militantes do PMDB, não digeriram essa aproximação de Colombo com os progressistas.

Nos bastidores, há a hipótese de o PMDB ser trocado pelo PP no governo do estado, mas isso só será decidido depois do resultado das eleições municipais. O governador disse que não quer misturar as coisas, e que não pode governar para um partido só. “Eu fui eleito por uma coligação de diversos partidos, mas no município, nem sempre a coligação se repete, pelo contrario, as vezes ela se contrapõe”, disse Colombo.

O PMDB, maior partido de Santa Catarina, e há 10 anos no comando do estado planeja crescer ainda mais. O presidente do PMDB de Santa Catarina e vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, falou dessa expectativa ao OBV. “Eu tenho percorrido toda Santa Catarina e fazemos um diagnostico eleitoral. Acredito que o PMDB vai crescer, vamos reconquistar prefeituras importantes que já foram do PMDB”. Pinho Moreira disse que está muito otimista com o resultado eleitoral do PMDB para estas eleições. “As lideranças estão motivadas, há uma grande mobilização, há um planejamento e uma vontade. Acho que são passos importantes”.

Ele citou o exemplo de Taió, “Hugo Lembeck se credenciou e tem condições de ser o pré-candidato. Pinho também orientou os correligionários de que não há nenhum acordo para preservar a tríplice aliança nas eleições municipais. Por isso PMDB e PSD, ou PSDB estarão em lados opostos em grande parte das cidades catarinenses, e quase certo que estarão em todos os seis municípios que compõe a SDR de Taió. “Onde poderemos estar juntos é bom, mas não é o caso da maioria das maiores cidades do Estado”.

Pinho Moreira citou o caso de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina PMDB e PSD estarão em lados opostos, assim como em Florianópolis a segunda maior cidade. Assim poderá ser em Blumenau, a terceira maior cidade, na quarta, São José e na quinta maior cidade, Criciúma PSD e PMDB serão oponentes nas eleições municipais deste ano. “É o caso de Rio do Sul, na maior cidade do Alto Vale do Itajaí o PMDB estará em lado oposto ao PSD”.

 O vice-governador disse que o que precisa ser preservado é a maturidade política, ´”a disputa local é diferente da disputa estadual, já fomos adversários em outras ocasiões, mas estivemos juntos em 2010. Acho que nesse momento deve se prevalecer às políticas locais, é por isso que vamos respeitar as decisões de cada diretório municipal”, finalizou Moreira.

Nenhum comentário: