Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

SDRs continuam sem gerências


Passados cinco meses desde a posse do novo governo, várias Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Santa Catarina, continuam sem comando gerencial. Os partidos aliados, PMDB, DEM, PSDB, PPS e PTB decidiram antes das eleições de outubro do ano passado, que o critério de escolha dos nomes seria proporcional aos votos recebidos. Até o critério utilizado, foi batizado de “geografia das urnas”. Fazendo uma alusão de que os deputados eleitos poderiam indicar os cargos comissionados, nas SDRs conforme quantidade de votos obtidos.

Na teoria, o acordo estava perfeito, mas na prática, os partidos não conseguem se entender regionalmente. Desde o resultado das eleições até hoje, já se passaram seis meses, e esta demora coloca em cheque a importância das Secretarias. A bancada petista inclusive encaminhou proposta para o governador rever o número de regionais. Mas outra questão está por traz das indicações, as eleições do ano que vem. Para os partidos aliados, é uma oportunidade de colocar em evidência nomes que poderão disputar as eleições para prefeito e vereador.

Na SDR de Rio do Sul, nem o Diretor Geral foi nomeado. O secretário Ítalo Goral já havia anunciado o nome de José Batista do PSDB, mas até agora não foi confirmado. Certo mesmo só a indicação do nome de Alcides Fiamoncini, também do PSDB, na Gerência de Cultura, Esporte e Turismo, ele é único gerente entre as 36 Secretarias que se manteve no cargo. “Fiquei os oito anos do governo Luiz Henrique, e retomei o cargo, agora no governo Colombo”, disse. Mas o futuro Gerente de Saúde da SDR de Taió pode se igualar ao correligionário. Tercilio Bonesi deve retornar o cargo, que ocupou na SDR de Rio do Sul e depois Taió. Tercílio venceu a queda de braço com o presidente do PSDB de Taió, Josimar Simonetti, que preteria o cargo.

Lideranças regionais do partido estiveram no inicio da semana na Capital para resolver a questão. Embora Josimar tivesse apoio dos demais diretórios do PSDB, a indicação do nome estava nas mãos do deputado Dado Cherem, que indicou Bonessi. O impasse gerou um desconforto no ninho tucano regional. Para o vereador Aristides Eloi Valentini (PSDB) de Taió, faltou orientação paras as lideranças. “sempre passei para meu partido que deveríamos ter a secretaria de educação”, ele apostava na indicação do professor Fiorelo Zanella na Gerencia de Educação. O PSDB emplacou três gerencias Educação, Assistência Social e Saúde.

Na SDR de Ibirama o secretário Ayres Marchetti (DEM) exigiu do secretário de estado da Casa Civil, Antonio Ceron que faça a homologação dos três gerentes que ainda faltam. Só assim a Secretaria poderá funcionar a pleno vapor. A única secretaria regional que esta completa é a SDR de Ituporanga, cuja lista está completa desde o dia 12 de maio.

Nenhum comentário: