Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Peninha quer a “Voz do Vereador”


O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB), apresentou na Câmara dos Deputados a indicação de número 649/2011 que sugere a alteração de transmissão do programa diário de rede nacional. Na proposta, o deputado pede a implementação no programa “A Voz do Brasil”, de bloco semanal de 15 minutos destinado à veiculação de informações sobre a atuação das Câmaras de Vereadores. A indicação de Peninha foi proposta á Ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Na justificativa do pedido, o deputado diz que a comunicação social é um poderoso instrumento de transparência, levando informação de interesse público à sociedade. “Ela também é uma ferramenta fundamental de capacitação política, na medida em que fornece ao cidadão informações políticas cruciais para a sua atuação cidadã”. Para Mendonça, nesse contexto, é louvável o papel que o programa oficial de informações dos Poderes da República, mais conhecido como “A Voz do Brasil” vem desempenhando ao longo desses mais de 70 anos em que está no ar.
“É por meio da Voz do Brasil que boa parte da população brasileira tem conhecimento sobre notícias relevantes produzidas pelos órgãos de comunicação do Poder Executivo, do Poder Judiciário, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e, mais recentemente, do Tribunal de Contas da União, com o minuto do TCU”, justificou o parlamentar. A sugestão tem o intuito de ampliar relevância política do “A Voz do Brasil”, e segundo ele, atender à sociedade brasileira.

Com a proposta, a grade de programação do programa diário, que é transmitido em rede nacional das 19 às 20 horas, um bloco semanal de 15 minutos seria destinado à veiculação de informações de atuação das Câmaras de Vereadores, nos municípios que possuem emissoras de rádios. “Tratar-se-ia de um espaço concedido às Câmaras de Vereadores para que elas pudessem veicular, nas rádios instaladas nos munícipios em que atuam, conteúdo jornalístico relevante acerca do trabalho cotidiano desenvolvido pelos Legislativos Municipais”, relatou Peninha. A medida, segundo o deputado, vai ajudar a capacitar o cidadão para a sua atividade política, também é importante para a regionalização da produção radiofônica, gerando e transmitindo conteúdos que atualmente são pouco disponibilizados pelos meios de comunicação tradicionais.

Nenhum comentário: