Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ex-deputado preso


A prisão na segunda-feira do presidente do Partido da República (PR) em Santa Catarina, Nelson Goetten de Lima, estremeceu com os meios políticos do estado, da região e principalmente do município de Taió, sua base eleitoral. Pelas ruas, a população se mostrou perplexa. Já os adversários políticos demonstravam um sorriso irônico. As disputas eleitorais em cidades do interior dividem a população e costumam ser muito disputadas. Então, Nelson Goetten era odiado por uns e amado por outros. Nas últimas eleições que disputou para deputado federal, em 2006 fez 6.145 votos, que representou 60% do total do eleitorado do município.

Goetten deixou de disputar as eleições em 2010 para organizar o Partido da República em Santa Catarina. Com Diretórios Municipais em 150 cidades do estado, o PR possui 70 vereadores e dois prefeitos. O PR está na administração das duas maiores cidades de Santa Catarina, com vice-prefeito em Joinville e Florianópolis, e mais quatro cidades do estado.

Nas eleições do ano passado o seu partido, disputou o governo do estado como vice, na chapa de Ideli Salvatti (PT). Tentou agregar a coligação o PP do casal Amim, mas não conseguiu. Na presidência estadual do PR, vinha demonstrando grande poder de negociação, com filiações e planejamento para o partido disputar as eleições do ano que vem na maioria dos municípios do estado. Tinha como trunfo, o tempo de rádio e televisão para propaganda eleitoral gratuita. Pelas regras eleitorais, o PR tem o terceiro maior tempo no estado.

A exposição do seu nome em envolvimento sexual com menores de idade, em praticamente todos os meios de comunicação do estado deve colocar um fim na sua vida política. Além dele foram presos o professor de fanfarras Gilberto Orsi, o Beto e Cristiane do Carmo Alves Pages, acusados de aliciar as menores. O ex-deputado prestou depoimento por mais de duas horas ao delegado Renato Hendges, na Capital. Ele continua detido no auditório da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais). O advogado de Goetten Roberto Fernandes acompanhou o depoimento e falou à imprensa que o ex-deputado estava sofrendo uma extorsão. No final da tarde de ontem a direção do PR em Santa Catarina anunciou o seu afastamento da presidência do partido.


Carreira


Foi o vereador mais votado em Taió pelo PDS, nas eleições de 1988. Foi o presidente da Comissão de sistematização da Lei Orgânica Municipal de Taió, e em seguida presidiu a Câmara de Vereadores. Destacou-se como líder da oposição que o credenciou a ser eleito prefeito de Taió, pela coligação PDS, PFL e PRN, assumindo em 1 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996. Foi deputado estadual na 14ª legislatura (1999 a 2003) e na 15ª legislatura (2003 a 2006), eleito pelo Partido Progressista Brasileiro sendo o mais votado dentre os 40 deputados. Foi eleito à Câmara dos Deputados (2006 a 2010), pelo Partido da Frente Liberal (PFL), e ajudou a fundar o Partido da república sendo o atual presidente estadual da Legenda.

Nenhum comentário: