Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

PT quer crescer ainda mais na região




O presidente estadual do PT, José Fritsch esteve na quinta-feira com lideranças regionais do Partido dos Trabalhadores. A tarde ele percorreu as cidades de Aurora, Ituporanga, Agrolândia e Rio do Oeste. O roteiro faz parte da estratégia do planejamento estadual do PT, para preparar as lideranças a seguir o rumo que o partido vai tomar no ano que vem. Nas visitas o grupo também escolhe os coordenadores micro-regionais, “estamos debatendo sobre a reforma política e iniciando o processo das eleições municipais de 2012”. Novas filiações também estão nos planos do grupo político.

O PT prepara a militância para que entenda os principais pontos defendidos pelo partido na reforma política. Fritsch destacou três pontos essenciais: O financiamento público de campanha, a lista fechada e o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente. Ele defende que com o financiamento público, evita-se a corrupção, “precisamos proibir as empresas de financiar campanhas, esse é o fato gerador da corrupção”. Na proposta os valores arrecadados vão para a conta do partido e não do candidato. Na lista fechada, os partidos escolhem a lista de candidatos e o eleitor vota no número do partido, mas José espera que a proposta sofra alteração, deixando a escolha dos nomes para o eleitor.

Acabar com a coligação na eleição proporcional (de vereadores e deputados), é outra proposta defendida. “Faz com que a gente tenha um Brasil com menos partidos, assim eliminamos os partidos de aluguel para que depois não precisem cobrar cargos do governo”. Argumentou. Fritsch acredita que a proposta de reforma política seja aprovada até setembro. O fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da republica, e reeleição de apenas dois mandatos para vereadores, deputas e senadores também está na pauta petista.

“As visitas estão servindo para sentir qual é o sentimento do PT na região, esta é a segunda região no estado que o partido mais cresceu proporcionalmente. O Alto Vale, só perde para o Oeste do estado”, relatou o dirigente, que acredita que esses números são resultado do “modo PT de governar”. Ele aposta que o PT vai crescer mais ainda na região, “vamos eleger mais prefeitos, mais vereadores e além de manter um deputado estadual, vamos lutar para ter um deputado federal no Alto Vale”. José Fritsch também aposta no desempenho do governo Dilma Russef, que na sua visão está consolidando o que o ex-presidente Lula começou. “Hoje temos um grande problema no Brasil o do crescimento, isso é um bom problema, pior seria o desemprego”. Finalizou.

Nenhum comentário: