Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

A comunista moderna


Deputada Angela Albino também é presidente estadual do Partido Comunista do Brasil

A deputada estadual, Angela Albino (PC do B) vem se destacando pela sua postura coerente. Mais uma prova foi a sua participação do encontro estadual de mulheres parlamentares que aconteceu em Rio do Sul na semana passada. Feminista assumida, ele avaliou positivamente o encontro e disse que é possível contribuir para melhorar a sociedade, mesmo em um ambiente tão plural. “É difícil reunir pessoas de partidos políticos tão diferentes, e mesmo assim construir uma pauta comum. Esta habilidade que as mulheres têm de construção coletiva, me parece a grande contribuição que nós mulheres podemos dar ao parlamento”.

Angela dividiu o espaço com outras duas parlamentares, Dirce Heiderscheidt (PMDB) e Luciane Carminatti (PT). Entre os assuntos debatidos estava a reforma política. “Algumas questão ainda tenho dúvida, como a questão da lista fechada, quais os mecanismos que vai garantir, que os partidos não de transformem em feldos, mas de outra forma acredito que a reforma política, vai contribuir para o fortalecimento dos partidos políticos e da própria democracia.” A comunista integra a direção nacional do PC do B e preside o parido em Santa Catarina.

A deputada admite que algumas pessoas ainda são preconceituosas por ela defender o partido comunista, “eu brinco sempre que não é difícil, mas se fosse fácil eu estava em outro partido”. Ela conta que o partido tem evoluído e tem demonstrado uma postura madura, “o partido amadureceu, o país também, e as relações políticas amadureceram e a gente tem trazido pessoas de novos setores”. Para Angela o comunismo não é utopia, e acredita que o mundo está construindo uma sociedade mais justa e fraterna. “Um dia nós vamos trocar a exploração para solidariedade nem que seja pela sobrevivência humana, por isso eu estou no PC do B”.

Em 2004, Angela foi a única mulher eleita à Câmara de Vereadores de Florianópolis e fez história sendo a sétima mulher a ocupar este cargo no município. Foi candidata a deputada estadual em 2006, quando então somou 22 mil votos, ficando na primeira suplência da coligação. Sua destacada atuação no parlamento municipal a levou à disputa da Prefeitura de Florianópolis, quando obteve cerca de 30 mil votos. Assumiu mandato na Assembleia Legislativa em 2009 e 2010, onde se destacou pela defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, servidores públicos, das mulheres, da juventude, da população negra e da diversidade. Nas eleições de outubro de 2010, com 32.828 votos, Angela Albino conquistou para seu partido, o primeiro Mandato como titular da cadeira na Assembleia Legislativa.

Atualmente ela é um dos nomes mais cotados para disputar a prefeitura de Florianópolis no ano que vem, mas ela descarta qualquer projeção antecipada. “Eu sou uma noiva que todo partido quer, em 2008 disputei a prefeitura, o Dario, o Esperidião nos convidou para compor como vice. Não há construção possível hoje para nós”. Finaliza.

Nenhum comentário: