Páginas

sábado, 19 de março de 2011

PSDB realiza convenções municipais


Mal terminou uma eleição, os paridos políticos já se preparam para outra. As eleições de 2012 já estão na cabeça dos dirigentes partidários. Durante a semana passada o ex-governador Leonel Pavan anunciava o crescimento do PSDB e convocava os correligionários para as convenções que na maioria dos municípios acontece no domingo, 20.

As convenções também vão definir o rumo dos tucanos, que ficaram divididos em 2010. Enquanto que uma ala apoiou oficialmente Raimundo Colombo (DEM), outro apoiou discretamente Angela Amim (PP), para o governo do estado. Essa divisão também dificultou e ainda dificulta a escolha de cargos políticos do Governo.

O PSDB de SC tem hoje, seis deputados estaduais, dois federais e um senador. São ao todo 34 prefeitos e 36 vice-prefeitos, além de 361 vereadores. Foi um dos partidos que mais cresceu em proporcionalidade política no estado. São nas convenções que se definem os nomes para a executiva municipal, que na pratica escolhe os candidatos a prefeito e vereadores. Também se escolhe os delegados, que representam o partido na convenção estadual que vai acontecer no dia 17 de abril.
No Alto Vale, o partido tem pouca representatividade política, e espera reverter esse quadro, se estruturando nos municípios. 4285 pessoas são filadas ao PSDB nos 28 municípios da região.

A cidade com maior número de filiados é Ituporanga, com 555. É na terra da cebola que a disputa vai ser acirrada, com quatro candidatos a presidência municipal. O partido governa o município e o prefeito Osni Francisco de Fragas, o Lorinho não pode concorrer a reeleição. “Por isso o partido já tem três candidatos a prefeito, por enquanto”, diz o coordenador regional do PSDB, Gervásio Maciel. Maciel explica que o interesse de assumir a presidência do partido no município é importante para se manter em evidência.

Já em Taió, onde o partido lançou candidato a prefeito há consenso. O suplente de vereador, Josimar Simonete é consenso vai ocupar o lugar do vereador Aristides Valentini. A executiva estadual tem se reunido semanalmente para acompanhar a preparação para as convenções municipais.

Nenhum comentário: