Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Gariba fica até dia 20 de março


No dia em que o mundo parou na frente da TV para ver a devastação de uma região no outro lado do planeta o vice-prefeito Gariba (PMDB) assumiu a vaga de Milton Hobus (DEM). Mas o que tem haver a tragédia no Japão com a posse de Gariba? É justamente o problema das catástrofes ambientais que o prefeito vai priorizar nos dias que estará no poder. Na sexta-feira, ele esteve na Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul – Acirs, conversando com empresários sobre a implantação do Projeto JICA no Alto Vale do Itajaí.

O JICA é um fundo monetário que investe em projetos de engenharia e obras para diminuir o impacto das cheias. Gariba discutiu com os empresários as mudanças propostas nos projetos que poderão ser implantados em nossa região. Gariba tem experiência no assunto, além de acompanhar as audiências públicas onde foram apresentados os projetos além disse ele fez parte de uma comitiva que vistoriou obras de contenção de cheias na Europa em 1998.

Ele explicou que depois das cheias de 83 e 84, entidades políticos, técnicos saíram em busca de uma solução para amenizar as catástrofes. “Isso, vem sendo discutido há muito tempo, em 98 eu estive numa viagem chamada missão Europa onde fomos conhecer a gestão da água tanto na Suíça quanto na Alemanha”.

Na viagem participaram técnicos do Comitê da Bacia do Itajaí, da Epagri, Porto de Itajaí, Fatma e lideranças da região. Ele lembra que algumas técnicas não surtiram efeitos, mesmo sendo nos países de primeiro mundo.

“Temos algumas questões que somos contra, porque já vimos que não deu certo na Europa, como por exemplo, o afundamento na calha do rio, ou o alargamento. Na Suíça, fomos ver de perto e a lá a natureza agiu de maneira diferente, denegrindo o meio ambiente”. Gariba relatou que a situação era parecida com que acontece hoje entre as cidades de Blumenau e Gaspar, onde a retirada de areia vem danificando as margens do rio Itajaí Açu. “Na ACIRS elaboramos um documento e vamos entregar no Governo do Estado dizendo a nossa visão e sugestão para o projeto JICA”.

Nos dez dias que estará à frente da prefeitura Gariba disse que vai colocar em prática os projetos de atendimento nos bairros. Ele falou do entrosamento com o prefeito Milton, “eu sempre digo que eu e o prefeito fomos eleitos pra trabalhar por Rio do Sul, por isso se tiver algumas coisa pra discutir vai ser aqui dentro da prefeitura, lá fora temos que mostrar trabalho. Gariba terá uma agenda de reuniões e visitas na semana, devendo acompanhar encontros do Programa Fala Comunidade Educadora nas unidades de ensino Padre Anglo Moser, Pedro dos Santos, Pinguinho de Gente, Raio de Luz e Ricardo Marchi.

Outro compromisso importante é participar das audiências públicas para apresentação do Plano Municipal de Saneamento, que acontece hoje. O prefeito Milton Hobus reassume no próximo dia 20, ele está em uma viagem de negócios na China.

Nenhum comentário: