Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Vereador busca assistência para proprietários de cavalos


O vereador Almir da Barra, do PT de Rio do sul está desenvolvendo um novo Projeto de Lei visando que a Secretária Municipal de Agricultura forneça aos proprietários de eqüinos o exame para identificação da Anemia Infecciosa Equina.
A doença, altamente contagiosa entre os animais, se manifesta através de um vírus e pode causar a proliferação da doença. Os animais contaminados são mortos, visto a gravidade da doença que não apresenta cura ou tratamento.

O objetivo do vereador é garantir a saúde dos eqüinos e assim o controle da doença. “Queremos a erradicação da anemia eqüina no município. E para isso estudamos a possibilidade da Secretaria de Agricultura ceder um técnico e o laboratório para a realização dos exames. Não queremos onerar o município, por isso os exames seriam pagos pelos proprietários, no entanto, não há no município estrutura para a realização dos mesmos”, destacou o vereador.

Além dos exames o vereador pretende que seja feito um cadastro dos animais no município para que seja cobrada a documentação necessária, as vacinas e tenha-se dessa forma um melhor controle dos animais em Rio do Sul. O objetivo é envolver as entidades rurais como sindicatos e Centro de Tradições de Gaúchas para que o controle seja efetivo e a doença não se manifeste no município.

Nenhum comentário: